quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Maracá-Jipioca realiza 3ª Reunião Ordinária



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros da Estação Ecológica (ESEC) Maracá-Jipioca, realizarão nos dias 16 e 17 de maio, na Câmara Municipal do Amapá, a 3ª Reunião Ordinária do seu Conselho Consultivo. O objetivo deste evento é apresentar aos conselheiros as atividades desenvolvidas pela Unidade de Conservação (UC) federal.
Durante a reunião, será apresentada o plano de trabalho do novo gestor da ESEC de Maracá-Jipioca, Iranildo Coutinho, que assumiu a Unidade de Conservação (UC), em substituição ao analista ambiental Admilson Stéphano.
Com a chegada de novos membros ao colegiado, será realizada uma apresentação sobre o processo de formação e reativação do conselho, ocorrida em 2011, para facilitar o entendimento sobre os objetivos de sua existência.
Será apresentando também a proposta do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), a ser realizado no município do Amapá, voltado aos professores da rede pública de ensino municipal e estadual.
Um dos assuntos mais importantes que vai ser destacado durante a reunião é a proposta de criação de uma reserva extrativista marinha no litoral do estado do Amapá, cujos estudos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
A realização da 3ª Reunião do Conselho Consultivo ESEC Maracá-Jipioca tem o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
O Conselho da ESEC Maracá-Jipioca é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da Sociedade Civil, que visa transformar o Conselho num espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados.
A ESEC Maracá-Jipioca, criada pelo decreto nº. 86.061, de 02 de junho de 1981, engloba as ilhas Maracá Norte, Maracá Sul e Jipioca, totalizando uma área de 72 mil hectares, protegendo áreas de mangues e campos inundáveis, que funcionam como berçários e áreas de abrigo a diversas espécies vegetais e animais da zona de influência do estuário amazônico e costeiro marinho. O órgão federal responsável por sua gestão é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário